Reiki é uma forma de tratamento para melhora do bem estar físico, psíquico e emocioal considerada como terapia integrativa, em que o terapeuta reikiano estende suas mãos sob partes do corpo do paciente para canalizar energia vital universal, a fim de restaurar o equilíbrio físico-energético e por fim regularizar suas funções vitais e equilibrar o campo mental e emocional daquele indivíduo.

O método é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e também é aplicado no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, através do projeto de Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, que contempla outros tratamentos alternativos, como meditação, arteterapia, musicoterapia, tratamento naturopático e quiropraxia.

Origem do Reiki

O Reiki é originário do Japão  é o uso da energia vital universal que está disponível a todos, porém, devido às “sujeiras” energéticas provocadas por pensamentos, sentimentos, atitudes negativas e alimentação sem vida (industrializados), nossos canais (chakras) são obstruídos. Assim, a energia não entra por inteira, limitando a capacidade de auto cura.

A que a energia vital é única, inteira, sem bipolaridade, não é positiva, nem negativa, mas uma combinação destas qualidades. É uma energia segura, que não pode ser manipulada, e sim aplicada a qualquer momento, em qualquer situação, tanto em si mesmo como em outra pessoa.

Para que serve o Reiki??

O Reiki funciona como uma prática integrativa para equilibrar partes do corpo físico e emocional. A sabedoria oriental explica que a energia é a base de tudo. No corpo, ela flui pelos canais energéticos, alimenta órgãos e células e regula as funções vitais.

O Reiki proporciona diversos benefícios: pode auxiliar no tratamento e prevenção de doenças e ajudar a manter a estabilidade física, mental e emocional. Nesse sentido, a principal característica do método é restaurar o equilíbrio físico da pessoa, regularizando suas funções vitais, e equilibrar os campos mental e emocional, promovendo a paz interior.

Reiki: Como fazer uma sessão?

Normalmente, a sessão de Reiki pode ser realizada com a pessoa deitada ou sentada. O terapeuta irá aproximar suas mãos ou tocar um ponto-chave do corpo ligado aos sete chakras principais, fazendo a transmissão de energia, a fim de restabelecer o fluxo de energético destes pontos.

A sessão dura cerca de 1 hora e, durante o período, o terapeuta passa suas mãos por pontos vitais do corpo do paciente. A terapia pode acontecer acompanhada de música relaxante ou no silêncio.

Número de sessões

O que determina o número necessário de sessões é o grau do problema que o paciente apresenta e o comprometimento emocional dele. 

Algumas pessoas podem receber o Reiki uma ou duas vezes por semana, outras a cada quinze dias ou uma vez ao mês.

Outros pacientes podem fazê-lo apenas em momentos emergenciais, como em decisões importantes, novos projetos, quando precisam de paz e equilíbrio para aumentar sua criatividade ou por causa de falta de energia e indisposição.

Reiki à distância

É possível ainda fazer e receber o Reiki à distância. Porém, o terapeuta deve ser iniciado no nível 2 para aplicá-lo, segundo os critérios da Associação Brasileira de Reiki.

 

Reiki pode ser associado a outras técnicas?

Como existem diversos sistemas de cura, o Reiki pode ser associado à outra técnica. 

O método é complementar e a energia envolvida reikiana não é polarizada, por isso, não interfere em outras terapias. Pelo contrário, ele aumenta os efeitos positivos. Reiki trabalha o alinhamento dos campos energéticos

O Reiki pode ser associado a:

  • Quimioterapia
  • Homeopatia
  • Acupuntura
  • Massagem
  • Psiquiatria
  • Fisioterapia.

Há contraindicação?

Não há nenhuma contraindicação para o Reiki e ele pode ser aplicado em qualquer pessoa de qualquer idade (bebês, crianças, adultos, idosos). Pode, inclusive, ser aplicado em plantas e animais.