Mentoria

“A sociedade deveria tentar oferecer a cada jovem um mentor de fora do sistema educacional, alguem que tivesse grande interesse no desenvolovimento e progresso  daquela pessoa na vida ‘. 
 
Charles Handy – The Hungry Spirit
 Para aprimorar, potencializar e descobrir novos talentos de um indivíduo  é necessário que se tenha como meta a ferramenta fundamental  na formação do próprio talento que é o desenvolvimento da maturidade.A maturidade por sua vez é o resultado que se alcança daquilo que se aprende com as consequências das próprias escolhas.
 
Vou esclarecer que o papel do Mentor e Mentorado às vezes é confundido com professor e coach, mas não é a mesma coisa. 
 
Assim, seguindo este processo podemos  identificar o papel de cada agente que auxilia e interfere na maturidade do indivíduo e é interessante observar  as diferenças nos objetivos de cada um:
 
1º agente: Professor: responsável pela etapa mais básica do processo de maturidade. A ele cabe fornecer as informações e instruções que serão necessárias para o indivíduo realizar qualquer atividade.
Cabe ao Professor ter um excelente repertório teórico sobre a matéria que pretende instruir e ser capaz de disponibilizar essas informações por meio de uma eficiente forma de comunicação. Quanto mais competente este agente for maior será o resultado alcançado pelo resultado fruto de sua instrução 
 
2º agente: Coach: aqui as atividades propostas estão intrinsecamente relacionadas ao uso das instruções que adquiriu com o professor. 
O foco aqui é trabalhar, com base na Programação Neuro Linguística, o desenvolvimento das competências, avaliando desempenho os desafios e as necessidades de ampliação de recursos e até de novas instruções, além de mudanças específicas. O coach vai atuar como um treinador altamente  capacitado para orientar, organizar e colocar um planejamento com foco e metas.
 
Seu objetivo principal é estimular este cliente a buscar resultados, estabelecendo prazo, por meio de reflexão e questionamentos sistemáticos diante das metas estipuladas pelo próprio indivíduo.
A consequência resultante deste processo é a sedimentação de um novo estágio no desenvolvimento da maturidade.
 
Finalmente o MENTOR é o 3º agente que age em no processo de desenvolvimento da maturidade de um indivíduo, por isso é essencial ser um indivíduo experiente  que tem por objetivo passar adiante suas experiências e vivências em uma determinada área de atuação
 
A mentoria traz orientação, referências, através desta incrível ferramenta seja para uso corporativo para gestão de pessoas ou no uso individual, que se iivcia através deste  alguém, o Mentor que está disposto a demonstrar tudo que sabe e se dispõe  a fazer com seu Mentorado, apontando direções, caminhos, estabelecendo desafios que o permitam  desenvolver seu próprio conhecimento a partir de suas experiências e vivências.
 
É uma relação que envolve geralmente aspectos de carreira e apoio psicológico, seu horizonte  é de longo prazo, privilegia o desenvolvimento e o progresso  graduais e não guarda necessariamente qualquer hierarquia, pelo contrário; mentor e mentorado têm seu relacionamento marcados pelo respeito e confiança, e é por isso que funciona  bem e permite que sejam apresentados direcionamentos em formas de conselhos, provocações e estímulos que permitam o desenvolvimento dos talentos do mentorado.
 
Nossa mentoria funciona num formato de mínimo de 6  sessões, e pode ser realizada em até 90 dias após contratada. Se quiser saber mais me mande uma mensagem. 
 
Fazemos atendimento online.